Clássico da literatura naturalista vira espetáculo musical e inverte os protagonismos.
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa apresenta a temporada do espetáculo Bertoleza no Teatro Alfredo Mesquita. A peça se trata de uma releitura musical do clássico literário naturalista de Aluísio Azevedo, “O Cortiço”, mas, desta vez, a protagonista é Bertoleza, mulher negra escravizada, no lugar do português João Romão.
Publicado originalmente em 1890, é uma das principais obras do naturalismo no Brasil. O gênero é conhecido por acentuar o realismo e descrever narrativas cotidianas sob uma observação científica, baseada no determinismo social e biológico. Para a releitura atual, foi necessária uma nova ótica, utilizando conceitos contemporâneos que destacam o papel da mulher negra.
Foto: Divulgação
A trama começa com o ganancioso João Romão que promete comprar a alforria da escrava Bertoleza. O casal constrói um cortiço, um armazém e uma pedreira, com muito esforço, mas o português, levado pela cobiça, quer se casar com Zulmira, filha de um recém-titulado barão e tem que se livrar de Bertoleza. Esse conflito revela as contradições da exploração, apagamento e violência do Brasil antes da abolição da escravidão, assim como, tem paralelos com a atualidade.
Foto: Divulgação
Durante o musical, são homenageadas personalidades negras que, assim como Bertoleza, merecem destaque na história, como: Antonieta de Barros (primeira deputada federal negra do país), Maria Firmina dos Reis (primeira escritora publicada na América Latina) e Carolina Maria de Jesus (escritora e poetisa traduzida em diversas línguas). O espetáculo, realizado pela Gargarejo Cia, foi vencedor do Prêmio APCA 2020 na categoria “Espetáculo”.
INSIRA O TITULO AQUI
Foto: Divulgação
Temporada: 20 de fevereiro a 1º de março
Horário: Sextas e Sábados, às 20h | Domingos, às 19h
Local: Av. Santos Dumont, 1770 - Santana
Ingressos: Gratuito | Retirada de ingresso 1 hora antes do evento na bilheteria
Classificação: 12 anos
Duração: 90 min
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram
Comentários
Postar um comentário