Espetáculo aborda os desafios do amor e amizade na era da hiperconexão e a solidão gay.
Após duas temporadas de sucesso, o espetáculo "Diga Que Não Me Conhece" - baseada no romance homônimo de Flavio Cafiero - ganha nova temporada no Teatro Itália. A obra explora a dinâmica das relações de amor, sexo e amizade na intensa cidade de São Paulo nos anos 2020, com um foco particular nos desafios enfrentados por pessoas LGBTQIA+ acima dos 40 anos, perfil do personagem central. Essa geração, que viveu em uma época na qual assumir sua identidade ou falar abertamente sobre o amor era visto como tabu. Agora, com o fenômeno dos aplicativos e da liberdade nas relações tão extrapoladas, quanto rarefeitas, se depara com um estranhamento sobre como ser e amar.
Em um mundo de relações superficiais, hiperconexão e liberdade contraditória, o espetáculo retrata a solidão e as migalhas emocionais que sobram, na busca por reconstruir a vida em uma metrópole que oferece tudo e, ao mesmo tempo nada, vivida por Tato, o protagonista, deixado pelo namorado um grande amor, que precisa redesenhar sua história na cidade, cercado de novos personagens que adentram em sua vida.
Foto: Ivanna Guimarães
A narrativa se desenrola em um edifício emblemático no centro de São Paulo, onde o personagem central, interpretado por Aguiar, tenta refazer sua vida. O solo, dirigido por Ester Laccava, é repleto de reviravoltas e envolve o público em uma conversa íntima sobre as complexidades das relações modernas, sobre afetos queer.
Sobre a relevância da obra literária, que será discutida e encenada no teatro, e a adaptação realizada pela dupla, Flavio Cafiero reflete: “Ter meu livro adaptado é a radicalização da morte do autor: a obra não é mais minha e atingirá as pessoas de outras maneiras. Gosto da ideia de acrescentar camadas sobre minha história, a do adaptador, a do ator, a do diretor e, por fim, a do espectador. Não colaborei diretamente com a adaptação, mas sempre mantive contato com a equipe. Minhas contribuições se dão na medida das necessidades, que têm sido poucas. Ver essas duas formas de arte irmanadas no palco é algo que me encanta. Sempre encantou. A transposição de linguagens me interessa”, revela ele.
Foto: Ivanna Guimarães
E continua: “Vivemos tempos de fragmentação da atenção e da fruição artística. Nesse sentido a arte em geral, mas o teatro e a literatura especificamente, são lugares de resistência. Sair de casa e assistir a um espetáculo de uma hora, sem interrupções, é um ato heroico em meio a vidas regadas a internet e smartphones. Mergulhar por horas, dias ou semanas em um livro é a verdadeira realidade paralela nos dias que correm”, completa Cafiero.
Ficha Técnica:
Direção: Ester Laccava
Adaptação e dramaturgia: Ester Laccava e Vinicius Aguiar
Atuação: Vinicius Aguiar
Direção de Movimento: Fabrício Licursi
Direção Musical: Otávio Pedreira Ferraz
Figurinos: Lucas Magalhães
Visagismo: Edu Hyde
Coordenação de Comunicação e social mídia: Bossa Comunicação
Realização e Idealização: Futuro Produções
DIGA QUE NÃO ME CONHECE
Local: Av. Ipiranga, 344 - República
Ingressos: R$ 80,00 (inteira) | R$ 40,00 (meia-entrada) | Compre aqui
Duração: 70 minutos
Classificação: 16 anos
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram



 
 
Comentários
Postar um comentário