"Diga Que Não Me Conhece", com Vinicius Aguiar, ganha nova temporada no Teatro Itália

Espetáculo aborda os desafios do amor e amizade na era da hiperconexão e a solidão gay.

Vinicius Aguiar em "Diga Que Não Me Conhece"
Foto: Ivanna Guimarães

Após duas temporadas de sucesso, o espetáculo "Diga Que Não Me Conhece" - baseada no romance homônimo de Flavio Cafiero - ganha nova temporada no Teatro Itália. A obra explora a dinâmica das relações de amor, sexo e amizade na intensa cidade de São Paulo nos anos 2020, com um foco particular nos desafios enfrentados por pessoas LGBTQIA+ acima dos 40 anos, perfil do personagem central. Essa geração, que viveu em uma época na qual assumir sua identidade ou falar abertamente sobre o amor era visto como tabu. Agora, com o fenômeno dos aplicativos e da liberdade nas relações tão extrapoladas, quanto rarefeitas, se depara com um estranhamento sobre como ser e amar.

Em um mundo de relações superficiais, hiperconexão e liberdade contraditória, o espetáculo retrata a solidão e as migalhas emocionais que sobram, na busca por reconstruir a vida em uma metrópole que oferece tudo e, ao mesmo tempo nada, vivida por Tato, o protagonista, deixado pelo namorado um grande amor, que precisa redesenhar sua história na cidade, cercado de novos personagens que adentram em sua vida.

Vinicius Aguiar em "Diga Que Não Me Conhece"

Foto: Ivanna Guimarães 

A narrativa se desenrola em um edifício emblemático no centro de São Paulo, onde o personagem central, interpretado por Aguiar, tenta refazer sua vida. O solo, dirigido por Ester Laccava, é repleto de reviravoltas e envolve o público em uma conversa íntima sobre as complexidades das relações modernas, sobre afetos queer.

Sobre a relevância da obra literária, que será discutida e encenada no teatro, e a adaptação realizada pela dupla, Flavio Cafiero reflete: “Ter meu livro adaptado é a radicalização da morte do autor: a obra não é mais minha e atingirá as pessoas de outras maneiras. Gosto da ideia de acrescentar camadas sobre minha história, a do adaptador, a do ator, a do diretor e, por fim, a do espectador. Não colaborei diretamente com a adaptação, mas sempre mantive contato com a equipe. Minhas contribuições se dão na medida das necessidades, que têm sido poucas. Ver essas duas formas de arte irmanadas no palco é algo que me encanta. Sempre encantou. A transposição de linguagens me interessa”, revela ele.

 

Vinicius Aguiar em "Diga Que Não Me Conhece"

Foto: Ivanna Guimarães

E continua: “Vivemos tempos de fragmentação da atenção e da fruição artística. Nesse sentido a arte em geral, mas o teatro e a literatura especificamente, são lugares de resistência. Sair de casa e assistir a um espetáculo de uma hora, sem interrupções, é um ato heroico em meio a vidas regadas a internet e smartphones. Mergulhar por horas, dias ou semanas em um livro é a verdadeira realidade paralela nos dias que correm”, completa Cafiero.

Ficha Técnica:

Direção: Ester Laccava

Adaptação e dramaturgia: Ester Laccava e Vinicius Aguiar

Atuação: Vinicius Aguiar

Direção de Movimento: Fabrício Licursi

Direção Musical: Otávio Pedreira Ferraz

Figurinos: Lucas Magalhães

Visagismo: Edu Hyde

Coordenação de Comunicação e social mídia: Bossa Comunicação

Realização e Idealização: Futuro Produções

 

DIGA QUE NÃO ME CONHECE

Foto: Rafa Marques 
 
Temporada: Até 30 de Outubro

Horário: Quintas, às 20h

Local: Av. Ipiranga, 344 - República

Ingressos: R$ 80,00 (inteira) | R$ 40,00 (meia-entrada) | Compre aqui

Duração: 70 minutos

Classificação: 16 anos

 

Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram



Comentários