Peça reflete sobre nossa relação com a natureza e o tempo
Explorando a linguagem do poema para se aproximar das infâncias e refletir sobre a relação do ser humano com a natureza e o tempo, a Cia Peixes Voadores estreia o espetáculo Do Outro Lado do Rio, peça que inaugura as temporadas infantis gratuitas no iBT - Instituto Brasileiro de Teatro, no Palco Praça.
Com direção de Maria Alencar e dramaturgia e música original de Luane Sato, o trabalho cria uma oposição entre a cidade e o tempo natureza. Na trama, uma onça sente uma estranha coceira no peito e se junta à sábia Velha Ventania para encontrar uma criança cujo coração também está inquieto. Juntas, as três precisarão desvendar um grande mistério.
Na construção do texto, uma das principais referências para o grupo foi o poeta Manoel de Barros (1916-2014) e a sua “Didática da Invenção”, inspirada no pensamento infantil. Para o autor, quando a criança está entendendo o mundo, ela se expressa de uma maneira diferente de um adulto, podendo dizer frases como “eu escuto a cor dos passarinhos”, fazendo o que ele chamou de “delírio do verbo”.
Foto: Lucas Fidalgo
Nesse contexto, a gramática se transforma em brinquedo, recosturando o mundo a partir de um olhar menos objetivo e mais afetivo. “Assim, na nossa peça, os adultos estão convidados a revisitar o imaginário infantil”, acrescenta Luiza.
As artistas quiseram despertar no público o encantamento pelas delicadezas da vida. Por isso, Do Outro Lado do Rio é construído a partir de jogos de palavras e do estímulo ao brincar. Em cena, ora os atores assumem o papel de narradores, ora se tornam personagens.
Foto: Lucas Fidalgo
“A peça está em um constante estado de suspensão temporal. Ela acontece no presente, mas em um tempo diferente, mais lento — não ligado ao real, e sim ao onírico. Criança, onça e velha têm as suas próprias temporalidades, que vão se misturando”, comenta a diretora.
Essa atmosfera se reforça pela sonoridade, através de composições e canções, uma camada essencial da dramaturgia e da encenação. Tudo é executado ao vivo por Juh Vieira e Luane Sato, que tocam instrumentos como pandeiro, bumbo, pífano e baixo elétrico. A direção musical é de Rodrigo Mercadante.
Ficha técnica
Idealização: Cia. Peixes Voadores
Direção: Maria Alencar
Elenco: Luiza Kehdi e Tcho Salgado
Musicista: Juh Vieira e Luane Sato
Dramaturgia e música original: Luane Sato
Dramaturgismo: Luiza Kehdi
Direção Musical: Rodrigo Mercadante
Direção de arte: Lucas Lopes
Preparação de corpo: Bruna Alves
Bonequeiro: Paulo Farah
Aderecistas: Laura Alves, Selma Lourenço
Bordados (figurinos): Maria Alencar
Iluminação: Pedro Moura
Costureira: Cecília Dams
Fotografia: Lucas Fidalgo
Mídia social: Jorge Garcia
Designer gráfico: Antônio Yudi e Gustavo Ivo
Produção geral: Luiza Kehdi e Maria Alencar
Assistência de produção: Giovanna Campanharo e Susanna Oliveira
Assessoria de imprensa: Canal Aberto - Marcia Marques, Daniele Valério
Realização: iBT e Cia. Peixes Voadores
DO OUTRO LADO DO RIO
Foto: Lucas Fidalgo
Temporada: Até a 16 de Novembro
Horário: Sábados e Domingos, às 15h
Local: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 277 - Bela Vista
Ingresso: Gratuito | Retirada na bilheteria com 1 hora de antecedência
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram




Comentários
Postar um comentário