Espetáculo “A Rixa das Bruxas” é inspirado na trajetória de Santos Dumont

Peça faz última apresentação no Teatro Manás Laboratório.

Elenco da peça “A Rixa das Bruxas”

Foto: Guto Muniz

Baseada em sua pesquisa fundamental sobre a arte eurítmica, que envolve palavra e movimento, a Cia Terranova apresenta em São Paulo um de seus trabalhos destinados ao público infantil: “A Rixa das Bruxas - Ou O Menino que Queria Voar". O espetáculo conta a história do menino Francisco, que deseja alçar vôos altos, mas se depara com os desafios da vida, personificados na narrativa por duas bruxas.

Inspirado na vida e na obra de Alberto Santos Dumont (1873-1932), o espetáculo aborda a trajetória existencial do inventor, que também enfrentou diversas dificuldades em seus projetos. Em “A Rixa das Bruxas", a saga do menino Francisco se encontra com a de duas criaturas misteriosas que desejam aprisioná-lo. Será que vão conseguir?

Idealizada pela euritmista Marília Barreto em 2010, a Cia Terranova propõe com este infantil uma pausa para a contemplação, um encontro com diferentes formas de arte, do teatro à dança, da música às artes plásticas. “A euritmia é uma arte do movimento, criada por Rudolf Steiner (filósofo e criador da pedagogia Waldorf), que lida com o gesto dos sons. Ela favorece o encontro entre outras artes e trabalha as palavras coreograficamente, assim como os tons, intervalos, melodias, cores", explica Marília.

Elenco da peça “A Rixa das Bruxas”

Foto: Guto Muniz

O diretor cênico, Dino Bernardi, também responsável pela dramaturgia em parceria com Ana Luiza Gentil, acredita que as crianças de hoje estão com pouco espaço para sair do realismo. “Por conta do excesso de telas, elas precisam cada vez mais desse tipo de teatro em que é possível imaginar, contemplar", fala Dino, que também é formado em artes plásticas e pedagogia.

Aliás, em “A Rixa das Bruxas” o que não faltam são imagens criadas com esmero pela companhia para que se possa mergulhar na história de Francisco. Acolhido por um casal de camponeses, ele cresce brincando com sua pipa. “Começamos em um ambiente bem brasileiro, que remete à caatinga, com espinhos, urubus", comenta o diretor. “O protagonista vai se deparar com a força das duas bruxas. Uma delas sonha alto, enquanto a outra tem os pés muito presos ao chão”, completa Marília, que vive uma das bruxas.

Toda a trajetória de Francisco é permeada pela música, tocada ao vivo. “Temos o som de metalofones, tambores, pratos, gongos, flautas, e referências da música nordestina, das rezadeiras", acrescenta Marcelo S. Petraglia, compositor e diretor musical do espetáculo. Máscaras e bonecos também fazem parte dessa história, repleta de humor e poesia, que propõe às crianças e seus familiares um momento de conexão com seus sonhos.

Ficha Técnica:

Texto: Ana Luiza Gentil e Dino Bernardi
Concepção e Direção Cênica: Dino Bernardi
Direção de Coreografia: Marília Barreto
Euritmia: Ana Carolina Ghiello, Juliette Schardt, Marília Barreto e Renate Nisch
Atuação: Fernando Aveiro, Naiara de Castro e Lucas Sabatini
Composição e Direção Musical: Marcelo S. Petraglia
Fagote: Luis Antonio Ramoska. Flautas: Ana Carolina Ghirello. Percussão: Saulo Camargo
Cenário: Cesar Rezende e Dino Bernardi. Cenotécnica: Fernando Lemos
Figurinos: Dino Bernardi. Adereços: Clau Carmo
Desenho e operação de Luz: Thiago Capella
Fotografia: Guto Muniz
Projeto Visual: Lucia Barretti
Assessoria de imprensa: Katia Calsavara
Mídias sociais: Ana Carolina Ghirello
Direção de Produção: Marília Barreto
Realização: TERRANOVA Cultura & Transformação

A RIXA DAS BRUXAS

Elenco da peça “A Rixa das Bruxas”

Foto: Guto Muniz

Data: 19 de Outubro

Horário: Domingos, às 16h

Local: Rua Treze de Maio, 222, Bela Vista

Ingressos: R$ 60,00 (inteira) | R$ 30,00 (meia entrada) | Compre aqui

Classificação: Livre

Siga o Canal Tadeu Ramos no Instagram

Comentários